Ativando o Remote Desktop no Windows Server Core

Uma instalação Server Core do Windows Server 2008/2012 não dá suporte à função Terminal Services completa. No entanto, você pode ativar o recurso Remote Desktop em uma instalação Server Core usando o script Server Core Registry Editor, Scregedit.wsf. O Scregedit.wsf fornece uma maneira simplificada de configurar os recursos mais usados em uma instalação Server Core do Windows Server 2008.

Importante: Onde você pode encontrar o Scregedit.wsf ?

O Scregedit.wsf está localizado na pasta %System Root%\System32 de qualquer instalação Server Core.

Para usar o script Scregedit.wsf para ativar o Remote Desktop, use o Cscript.exe para chamar o script e, em seguida, passe para o switch /AR um valor igual a 0, o que permitirá conexões do Remote Desktop. (Por padrão, o valor de /AR é configurado comm 1, o que desativa conexões do remote Desktop.) O comando completo para a ativação do Remote Desktop é mostrado abaixo:

Cscript.exe c:\Windows\System32\Scregedit.wsf /AR 0

Por padrão, ativar o Remote Desktop na instalação Server Core dessa forma configura o servidor para só aceitar conexões do Remote Desktop proveninentes de clientes executando o Windows Vista ou posterior. Para ativar o servidor para aceitar conexões do Remote Desktop provenientes de versões anteriores do RDP, é preciso relaxar os requisitos de segurança do servidor usando o script Scregedit.wsf com o switch /CS e um valor igual a 0, como mostrado abaixo.

Cscript.exe c:\Windows\System32\Scregedit.wsf /CS 0