Instação do BackTrack 5 R2

E ai galera, eu vou abordar aqui a instalação e Configuração inicial para o BackTrack 5 R2, para que possam acompanhar os how to de segurança que estou postando, pois como são várias ferramentar que estou utilizando e cada ferramenta depende de bibliotecas que conflitam entre as aplicações, achei melhor demostrar a instalação do BackTrack.

O que é o BackTrack ?

BackTrack é um sistema operacional Linux baseado no Ubuntu. É focado em testes de seguranças e testes de penetração (pen tests), muito apreciada por hackers e analistas de segurança, podendo ser iniciado diretamente pelo CD (sem necessidade de instalar em disco), mídia removível (pendrive), máquinas virtuais ou direto no disco rígido

Histório e Descrição

Foi evoluído da combinação de duas distribuições bem difundidas - Whax e Auditor Security Collection. Juntando forças e substituindo essas distribuições, BackTrack ganhou uma popularidade massiva e foi eleito em 2006 como a Distribuição Live de Segurança número 1 em sua categoria, e 32º no geral, pela Insecure.org. Profissionais de segurança, assim como novatos, estão usando BackTrack como seu kit de ferramentas favorito pelo mundo todo. BackTrack tem uma longa história e foi baseado em várias distribuições de Linux diferentes até agora ser baseado em uma distribuição Linux Slackware e os scripts do live CD correspondentes por Tomas M. (www.slax.org). Cada pacote, configuração de núcleo e script é otimizado para ser utilizado pelos testadores de penetração de segurança. Patches e automação têm sido adicionados, aplicados e desenvolvidos para oferecer um ambiente organizado e pronto para a viagem.

Após ter chegado em um procedimento de desenvolvimento estável durante os últimos lançamentos, e consolidando feedbacks e complementos, o time focou-se em dar suporte a mais dispositivos de hardware, e novos dispositivos, bem como oferecer mais flexibilidade e modularidade por meio da reestruturação de processos de construção e manutenção. Com a atual versão, a maioria das aplicações são construídas como módulos individuais que ajudam a acelerar os lançamentos de manutenção e correções.

Por Metasploit ser uma das ferramentas-chave para a maioria dos analistas, ele é estreitamente integrado no BackTrack e ambos os projetos colaboram juntos para sempre providenciar uma implementação detalhada do Metasploit dentro das imagens do CD-Rom do BackTrack ou nas futuras imagens de virtualização mantidas e distribuições da remote-exploit.org (como aplicações de imagens VMWare). Ser superior e fácil de usar é a chave para um bom Live-CD de segurança. Pega-se coisas um passo adiante e alinha o BackTrack às metodologias de teste de penetração e frameworks de avaliação (ISSAF e OSSTMM). Isso irá ajudar nossos usuários profissionais durante seus pesadelos de relatório diário.

Atualmente BackTrack consiste de mais de 300 ferramentas diferentes e atualizadas, que são logicamente estruturadas de acordo com o fluxo de trabalho de profissionais de segurança. Essa estrutura permite até novatos encontrar as ferramentas relacionadas a uma tarefa específica para ser cumprida. Novas tecnologias e técnicas de teste são combinadas no BackTrack o mais rápido possível para mantê-lo actualizado. Nenhuma plataforma de análise comercial ou livremente disponível oferece um nível equivalente de usabilidade com configuração automática e foco em testes de penetração.

A Instalação do BackTrack com Gnome utiliza aproximadamente 13,5 GB

Eu estou utilizando ele em uma VM com 512 MB.

Vamos obter o backtrack em http://www.backtrack-linux.org/downloads/ escolha a arquitetura e o seu gerenciador gráfico tanto o kde como o gnome são bem estáveis.

Aconselho a instalar em uma VM para conhecer melhor a distro, podemos obter o virtualbox em https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads para Windows, Linux, Solaris e OS X.

Após obter o BackTrack grave ele em um dvd ou se for utilizar uma VM podemos fazer o mapeamento da Iso para a instalação, faça como achar melhor ;)

Configure a Bios para dar o boot pelo DVD.

Vamos a instalação

  • Quando iniciar pressione Enter para dar o boot.
  • No menu podemos ter várias formas de utilizar ele vamos selecione a primeira opção BackTrack Text - Default Boot Text Mode
  • Ele vai carregar o sistema e mapear o hardware
  • Vamos cair na tela inicial que é um prompt de comandos
  • Para iniciar o grafico digite startx
  • Aqui já podemos utilizar o Live CD com ambiente gráfico.
  • Agora vamos mandar instalar ele, no Desktop temos um Icone Install BackTrack execute ele.
  • O Instalador dele é o do Ubuntu então a Instação é bem simples ;)
  • No menu inicial da instalação selecione o Idioma e selecione Avançar/Next
  • Neste momente ele vai tentar achar algum servidor NTP na rede.
  • Agora vamos selecionar o nosso timezone depois que escolher selecione Avançar/Next
  • Agora selecione o seu teclado e selecione Avançar/Next
  • Agora precisamos criar o particionamento ou deixar que o Backtrack crie, caso opte por criar o particionamento precisamos criar a partição raiz com o tamanho mínimo de 7.4 GB
  • Agora é so confirmar a instalação em Instalar, caso precise configurar um proxy ou alterar aonde o grub será instalado basta selecione Avançado
  • Agora selecione não Instalar.
  • Após terminar a instalação é só mandar reiniciar e retirar o DVD.

Após a instalação

  • Logue com o usuário: root
  • A senha padrão é: toor
  • Agora digite startx para ir para o modo gráfico

Agora vamos mandar atualizar o sistema

Abra o terminal agora vamos mandar atualizar os repositórios e atualizar o sistema

aptitude update && aptitude dist-upgrade -y

Após terminar a instalação vamos mandar fixar o splash do BackTrack

fix-splash
[*] Fixing Initrd
[*] Extracting Initrd
95938 blocks
96767 blocks
[*] Reboot and bask in the joys of BootSplash

Agora reinicie o seu BackTrack.

reboot

Agora logue novamente, para ir para o modo gráfico digite startx

Agora mande fazer um update dos repositórios e um upgrade do sistema novamente, pois foram instalados novos repositórios

aptitude update && aptitude dist-upgrade -y

Seu sistema base está pronto para uso ;)