Instalando e Configurando o VDI no Windows Server 2012

Infraestrutura de desktop virtual da Microsoft (VDI)

Microsoft VDI: permite que os usuários acessem diretamente o ambiente Windows avançado e de fidelidade total em execução no data center, de qualquer dispositivo. O Microsoft VDI faz parte da plataforma do futuro Windows Server 2012. Com os Serviços de Área de Trabalho Remota (RDS) e Hyper-V no Windows Server 2012, as organizações obtêm os seguintes benefício

  • 1 Plataforma: Windows Server 2012 fornece uma plataforma única para entregar qualquer tipo de desktop hospedado, simplificando a implantação e facilitando o gerenciamento.
  • 1 Experiência: O RemoteFX fornece uma experiência de usuário uniformemente adequada, seja qual for o tipo de desktop virtual que está sendo acessado, ou de onde os usuários estão acessando seus desktops.
  • 3 opções de implantação: RDS pode hospedar desktops baseados em sessão, VMs em pool ou VMs individuais persistentes. De forma que os clientes têm a flexibilidade de implantar o tipo certo de desktop VDI para seus usuários, tudo a partir de uma plataforma única.

Alguns dos benefícios do Microsoft VDI no Windows Server 2012

Gerenciamento eficiente: QuickDeploy ajuda os clientes a começar com o VDI de forma bem rápida e fácil, em apenas alguns cliques, os clientes podem configurar um VM basico ou VDI baseado em sessão; reduzindo assim a complexidade associada à configuração de um ambiente desses. O console de administração do RDS foi muito simplificado de forma que a TI tenha muitas opções para configurar e gerenciar usuários, sessões e VMs de um único console. A aplicação de patch inteligente e a varredura de tarefa aleatória garante que nenhum servidor individual seja sobrecarregado ou comprometido ao mesmo tempo.

Melhor valor para desktops virtuais: o fairshare garente que nehuma máquina virtual ou sessão monopolize os recursos da máquina fornecendo assim o alto desempenho do sistema. O Hyper-V fornece uma plataforma de hipervisor de nível empresarial que foi projetada para hospedar implantações VDI grandes. O RDS agora oferece suporte a vários armazenamento de baixo custo, como compartilhamentos de arquivos baseados em SMB ou Direct Attached Storage (DAS); assim, armazenar VMs é agora mais barato, uma vez que os clientes não precisam mais contar com redes de área de armazenamento (SANs) caras.

Experiência avançada em todo lugar: O RemoteFX agora oferece suporte a GPU de software que pode codificar e decodificar gráficos e multimídia que fornecem a mesma experiência avançada que a GPU física. O RemoteFX fornece experiência de usuário superior com suporte para LAN e redes WAN de alta latência e baixa largura de banda e com recursos com o redirecionamento de USB e multitoque remoto.

O RDS fornece soluções críticas para equipes de TI em um ambiente comercial que prioriza a flexibilidade, maior conformidade e continuidade e gerenciamento simplificado e entrega.

O que vou utilizar:

  • Windows Server 2012 Standard
  • 8 GB de RAM
  • 250 GB de HD
  • Nome: vdi
  • Domínio: infomais.local
  • IP: 192.168.0.97/24
  • Grupo TS: VDI-users

OBS: Tem que ser em uma máquina fisica pois vamos precisar instalar e configurar o Hyper-V.

Aqui nós podemos separar as funções do servidor ou centralizar em um só, quando deixarmos todos os recursos em um servidor temos um único ponto de falha :(

Vou levar em consideração que o servidor está instalado e atualizado e no domínio.

Abra o gerenciador de Servidores vamos ter algo como abaixo:

Aqui selecione Adicionar Funções e Recursos vamos ter algo como abaixo aqui selecione Próximo

Agora precisamos selecionar o tipo de instalação vamos selecionar Instalação de Serviços de Área de Trabalho Remota e selecione Próximo

Agora vamos ter uma tela como abaixo, aqui precisamos selecionar o tipo de implantação, vamos utilizar implantação padrão e vamos selecionar Próximo

Agora precisamos selecionar o cenário de implantação eu vou selecionar Implantação de área de trabalho virtual baseada em computador e vamos selecionar Próximo.

Agora vamos uma visão geral sobre o que vai ser instalado aqui selecione Próximo

Agora precisamos selecionar o(s) servidore(s) que vão ter o agente de conexão de área de trabalho remota, eu vou utilizar somente este servidor e selecione Próximo

Agora precisamos selecionar o(s) servidore(s) que vão ter o serviço de função de acesso via web à área de trabalho remota, selecione Instalar o serviço de função de Acesso via Web à … eu vou utilizar somente este e selecione Próximo

Agora precisamos selecionar o(s) servidore(s) que vão trabalhar com Hyper-V eu vou utilizar somente o primeiro.

Agora marque Reiniciar o servidor de destino automaticamente, se necessário e selecione Implentar

Depois vamos ter algo como abaixo.

Agora temos que esperar terminar a implentação e o servidor ser reiniciado.

Depois que o servidor reiniciar vamos ter algo como abaixo, aqui é só selecionar Fechar.

Agora vamos ajustar o Hyper-V, vou forçar ele a inserir as novas VMs e VHD(X)s no H: deixe esta partição com o sistema de arquivos NTFS, pois o ReFS o Hyper-V ainda não ta dando suporte.

Vamos ter algo como abaixo.

Agora faça a configuração do virtual Switch, abaixo um exemplo da configuração.

Vamos fazer um pool de desktop virtuais com o Windows 7 então instale o Windows 7 no Hyper-V essa máquina vai ser um template para o VDI essa vm precisa ter pelo menos 1024 MB de RAM.

Depois que instalar a sua máquina Windows 7 instale os aplicativos que vão ser disponibilizados para os clientes, pois essa máquina vai ser um template para o desktop Virtual.

OBS: No Windows 7 precisamos rodar novamente a instalação dos Serviços de Integração depois da instalação do SO, pois senão vamos ter problemas para gerar os desktops virtuais.

Tente sempre tirar um snapshot da vm antes de rodar o sysprep :D

Depois que terminar toda a sua configuração, abra o prompt de comando como administrador e vamos executar mandar rodar o sysprep em nossa máquina.

%windir%\system32\sysprep\sysprep.exe /generalize /oobe /shutdown 

Se você precisar montar um pool de desktop virtuais com Windows 8 precisamos rodar o prompt de comando como administrador e executar o seguinte comando

%windir%\system32\sysprep\sysprep.exe /generalize /oobe /shutdown /mode:vm

Depois de gerar os templates precisamos voltar ao gerenciador do servidor e selecionar Serviços de Área de Trabalho remota como abaixo.

Aqui precisamos selecionar criar conjuntos de áreas de trabalho virtuais vamos ter algo como abaixo, aqui é só selecionar Próximo.

Aqui precisamos informar o nome do nosso conjunto ex: VDI-Win7 e podemos informar uma descrição e podemos selecionar Próximo.

Agora precisamos selecionar o tipo do nosso conjunto eu vou usar o default que é Conjunto de áreas de trabalho virtuais em pool e vamos selecionar Próximo.

Agora precisamos selecionar a nossa vm template e vamos selecionar Próximo.

Agora podemos informar um arquivo de respostas para o sysprep ou usar instalação autônoma eu vou deixar o autônoma por padrão e selecione Próximo.

Agora podemos informar o fuso horário das nossas VMs e vamos selecionar o domínio do Active Directory e vamos selecionar Próximo.

Agora podemos informar quais usuário ou grupos vão poder acessar as máquinas do VDI, podemos informar a quantidade de áreas de trabalho virtuais que vão ser criadas e o Prefixo que vai ser utilizado para nomear as máquinas no domínio e depois selecione Próximo.

Agora temos os servidores que tem a função do Hyper-V instalados “Caso eu tivesse mais de um servidor com Hyper-V poderia distribuir as áreas de trabalho remota em diversos servidores que seriam os provedores do pool”, aqui podemos selecionar quantas áreas de trabalho virtuais que vamos criar vou deixar o padrão que eu tinha definido já de 2 e vamos selecionar Próximo.

Agora precisamos informar onde vamos armazenar as áreas de trabalho virtuais eu vou utilizar H:\VDI-Win7 esse diretório precisa já estar criado no sistema depois selecione Próximo.

Agora podemos informar o caminho de armazenamento dos Perfis dos usuários da área de trabalho remota e o seu tamanho eu vou definir H:\VDI-Win7-Perfis esse diretório precisa já estar criado no sistema depois selecione Próximo

Agora só precisamos selecionar criar para ser gerado o pool e criado as vms

Depois vamos ter algo como abaixo.

Quando o sistema começar a preparar as vm vamos ter a opção de fechar a tela de criar conjunto

Agora podemos selecionar conjuntos depois com o botão direito do mouse em VDI-Win7 selecione Detalhes do Status da Tarefa como imagem abaixo.

Aqui vamos poder acompanhar o progresso da criação das nossas vms

Quando acabar o processo vamos ter algo como abaixo, aqui precisamos somente selecionar Fechar.

Agora se selecionarmos o conjunto VDI-Win7 vamos ter algo como abaixo.

No nosso Hyper-V vamos ter algo como abaixo.

Agora já podemos acessar https://vdi.infomais.local/rdweb aqui precisamos aceitar o certificado pois ele é auto-assinado, vamos ser questionados sobre um complemento do Microsoft Remote Desktop Services Web Access…

Vamos ter algo como abaixo.

Aqui precisamos logar informando dominio\usuário;

Depois de logar vamos ter algo como abaixo.

Como podemos notar temos somente um VDI-Win7 pois ele é um pool podemos ser direcionados tanto para a VM1 como para a VM2.

Quando eu selecionar o link VDI-Win7 vou receber a seguinte tela, aqui preciso somente selecionar Conectar.

Depois de conectar vamos ter algo como abaixo.

A VM com alguns aplicativos rodando.

Referências